karina Machado - Curimbó 5.jpg
karina Machado - Curimbó 4.jpg
karina Machado - Curimbó 7.jpg
Karina Machado - Curimbó 2.jpg
karina Machado - Curimbó 12.jpg
Karina Machado - Curimbó 1.jpg
karina Machado - Curimbó 3.jpg
karina Machado - Curimbó 8.jpg
karina Machado - Curimbó 9.jpg
karina Machado - Curimbó 11.jpg
CuriMbo_capa.jpg

registro fotográfico de performance e instalação  •  2014

De origem Tupinambá, o “Canto Mágico da Amazônia”, preferência entre os pescadores marajoaras, atravessou com eles a Baía de Guajará e foi dar em praias do Salgado paraense, consolidando-se como gênero musical após influências do batuque africano e dos movimentos das danças folclóricas lusitanas.

Tocante pela pulsação e, a mim, singularmente, por ter nascido e percorrido os mesmos caminhos de minhas raízes, o carimbó* (Curi = Pau e Mbó = oco) é cadência que traduz a força da miscigenação e que se imprime em evidente contraste com a leveza e a feminilidade coreografadas.

O inevitável convite ao movimento foi sincrônico à criação de um ruído instigador de reflexão. A escolha do carimbó como instrumento poético me fez revisitar a terra de meu pai, me aproximar de suas memórias e sentir o abismo da ausência, o peso dos anos de distanciamento expresso em seus textos e poemas, que fazem da saudade, das lembranças de infância, da natureza e da cultura da grande ilha de Marajó sempre um ponto de partida.

Me apropriei desse mesmo ponto de partida para rememorar as minhas experiências, especialmente com a dança, fazendo com que meu corpo se movesse ora por força interna, ora por força externa: do ritual, do ritmo, dos instrumentos e das cores que dão vida ao carimbó.

No registro da ação, de espaço e temporalidade não contextualizáveis, movo os pés descalços com giros em torno do meu próprio eixo; na negativa do tempo; com o característico corpo curvado, em reverência à amplitude e à liberdade, vezes ocultas sob o acentuado franzido das saias...

030CDAE4-B5F2-4ACC-B759-A539F7794481_edi
E6164761-44CD-462D-9E39-BC98833466C6_edi
0F84C858-2BB3-49D9-8098-3625EA6DAAA7.JPE